Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Paula Napolitano alerta: “dor na hora do sexo pode ser vaginismo”; conheça os sintomas

por Jovem Pan, . - Atualizado em

Paula Napolitano identificou sintomas e tratamentos possíveis para o vaginismo

Paula Napolitano identificou sintomas e tratamentos possíveis para o vaginismo

Fonte: Reprodução/ Youtube

Uma em cada 10 mulheres sentem dor na hora da relação sexual. O dado foi revelado pela Universidade de Glasgow junto com a London School of Hygiene and Tropical Medicine e, conforme a terapeuta sexual Paula Napolitano explicou no Jovem Pan Morning Show desta sexta-feira (5), as mulheres que sentem esse desconforto podem estar sofrendo de vaginismo.

“O vaginismo é uma contração involuntária da musculatura pélvica. A vagina se fecha de uma forma que a mulher não consegue nem colocar um absorvente interno e não consegue ter relação sexual”, explicou Paula.

Os motivos que levam ao vaginismo são, em 90% dos casos, emocionais e psicológicos. A terapeuta alertou que a contração pode ser causada por pequenos traumas. Por exemplo, ouvir desde cedo que sexo pode trazer doenças e leva a coisas ruins pode desenvolver um gatilho de proteção na hora da relação que é, justamente, a contração da vagina.

“É uma forma de se proteger do mundo de alguma forma. Um medo de se entregar”, analisou a terapeuta sexual.

Apesar de ser um sintoma pouco conhecido, o vanigismo tem tratamento, mas antes, é preciso que a paciente verifique se o que tem não é nenhum tipo de doença fisiológica na vagina. “O sexo deve ser prazeroso. Se está sendo doloroso, precisa verificar se não tem nada físico em um ginecologista e, se estiver tudo bem fisiologicamente, deve procurar a terapia sexual”, explicou.

Os tratamentos para vaginismo incluem fisioterapia pélvica, com exercícios para relaxar a vagina, e também terapia para entender os motivos que levaram a mulher desenvolver o sintoma.

“A maioria dos casos são em mulheres muito frígidas, perfeccionistas e controladoras. A parte íntima também se trava”, alertou Paula.


Tags da Pan

Comentários