Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

As máquinas vão dominar o mundo? Carlos Aros diz que máquinas ganharam autonomia

por Jovem Pan, . - Atualizado em

Uma inteligência artificial do Facebook criou sua própria linguagem e precisou ser desativada

Uma inteligência artificial do Facebook criou sua própria linguagem e precisou ser desativada

Fonte: Reprodução

A tecnologia vem se desenvolvendo de uma forma avassaladora nos últimos anos e por diversas vezes ficamos pensando: ‘será que as máquinas terão vontade própria algum dia?’. Nesta semana, o Facebook desativou um sistema inteligente que criou uma linguagem própria para se comunicar entre si, deixando os funcionários da empresa de cabelo em pé.

No Morning Show desta quinta-feira (3), o jornalista Carlos Aros explicou como o sistema da rede social criou o seu próprio linguajar para atingir seu objetivo de uma forma mais rápida.

“As máquinas ainda não dominaram, mas talvez venham a dominar. O Facebook tem um laboratório que desenvolve trabalhos com inteligência artificial. Eles colocaram robôs para realizar atividades e a máquina foi aprendendo e evoluindo. É esperado que ela evolua dentro de um ambiente controlado. Eles perceberam que a máquina desenvolveu uma conversa paralela e encontrou caminhos mais fáceis para realizar as atividades”, contou.

Aros acrescentou que as máquinas adquirem experiência e vão criando formas de determinar juízos para alcançar as suas tarefas com mais facilidade. Ele relembrou que mesmo que as máquinas alcancem um nível de inteligência para tomar ações, elas ainda são programadas por seres humanos e que estes podem ter más intenções.

“A máquina ganhou uma autonomia a mais do que deveria. Alguém mal-intencionado pode violar um sistema de um carro autônomo e jogar o carro contra um muro”, exemplificou.

Confira o papo completo sobre o assunto:

Tags da Pan

Comentários