Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Brasiloche: descubra a "receita perfeita" de Bariloche para os brasileiros

por Helen Braun/Jovem Pan, . - Atualizado em

Bariloche atrai milhares de turistas brasileiros em busca da neve e das belas paisagens

Bariloche atrai milhares de turistas brasileiros em busca da neve e das belas paisagens

Fonte: Divulgação/Emprotur Bariloche

Frio, neve, vinho, carne, chocolate... O que mais você precisa para ser feliz?

No que depender dos nossos hermanos argentinos mais nada: esta é a receita perfeita para atrair os brasileiros.

Na patagonia Argentina, Bariloche já é um destino conhecido dos brasucas. Tão conhecido que o guia turistico Hugo Segui conta que nesta época do ano a cidade até adota outro nome: "de julho a agosto, setembro, deixamos de ser Bariloche e nos tornamos Brasiloche. A economia brasileira é fundamental para economia da cidade de Bariloche".

A cidade recebe um milhão de turistas todo ano. No ano passado foram 35 mil brasileiros, o segundo maior público estrangeiro do local. Mas o que atrai tanto o povo brasileiro para este frio?

Bom, na verdade, é exatamente a vivência de temperaturas diferentes das nossas, com a beleza da neve.

O aposentado Nilson Ghiraldelli foi pela primeira vez a Bariloche: trocou um calor de 35º em Goiânia, onde vive, por um friozinho de -3º. E aprovou a experiência. Agora ele dá até dicas para quem quer visitar a cidade.

"Sair das águas termais para vir pra esta neve é uma mudança grande! Mas eu achei ótimo. Ir no Cerro Catedral, ver a neve não dá para perder. Mas eu aprovei, sobretudo, a educação com que os argentinos tratam os brasileiros", destacou.

E se para os brasileiros é a neve que chama a atenção, dentro da própria Argentinha a cidade é conhecida pelo seu turismo de aventura.

Todo ano, jovens argentinos fazem suas viagens de formatura para a cidade - em busca de atrações como caminhadas nas montanhas, rafting, e festas. Aliás, é justamente este outro lado que a cidade se empenha agora em mostrar para os brasileiros.

Diretor de uma operadora de turismo local, Victor Alfaro conta que em 2008 quase oito mil jovens brasileiros buscaram a cidade como destino para suas viagens de formatura.

Neste ano de 2015, o número caiu drasticamente: não chegou a 300. O motivo, acreditam os hermanos, é a crise pela qual passa o Brasil.

Mas, se há crise, a ideia então é oferecer promoções e ofertas especiais para os vizinhos brasileiros. E é o que eles têm feito.

Este ano, brasileiros, menores de 16 anos, não precisam pagar para esquiar. E no ano que vem a ideia é mostrar as aventuras de Bariloche aos jovens fora do período de frio.

"A melhor promoção que a gente pode oferecer é preço. Então este ano, por exemplo, jovens brasileiros que viessem com os pais não pagavam para esquiar, tinham descontos em hotéis. As festas para os adolescentes têm uma fiscalização grande do governo, tudo para garantir diversão e segurança também".

A expectativa da cidade é de que entre 30 e 35 mil brasileiros passem por lá em 2015.

Tags da Pan

Comentários