Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Boys & Girls

Sandy e Júnior

Biografia

Biografia

Sandy e Júnior pisaram no palco pela primeira vez quando tinham apenas 6 e 5 anos de idade, respectivamente. Eles souberam muito bem seguir os passos da família. O pai é simplesmente Xororó e, nesta história, ele exerce papéis como o de produtor dos discos, de compositor e, é claro de "pai coruja".

A mãe Noely, também empresária e produtora-idealizadora do show, filha dos também músicos Zé do Rancho e Mariazinha comenta: "A musicalidade está no sangue."

A história da dupla começa em 1989, quando Sandy e Junior foram convidados por Lima Duarte para participar do programa "Som Brasil" da Rede Globo. Sem ensaio, eles cantaram "Maria Chiquinha" com o maior senso profissional. A música, como não poderia deixar de ser, fez parte do LP de estreia da dupla "Aniversário do Tatu", que trouxe para a dupla o seu primeiro disco de ouro, com mais de 230 mil cópias.

Mais um ano, mais um LP, mais um disco de ouro. Desta vez, o nome do álbum era "Sábado à Noite", que trouxe o sucesso "Resposta da Mariquinha". Ele vendeu 310 mil cópias, e graças a ele, Sandy & Junior fariam, em média, dez shows por mês com o comparecimento maciço do público (em média 60 mil pessoas). Seu terceiro trabalho, o LP "Tô Ligado em Você", trouxe de volta o clima dos anos 50 e mais um disco de ouro com uma vendagem de 360 mil cópias.

O álbum "Prá Dançar com Você", lançado no início de Outubro de 1994, foi o quarto trabalho da dupla, trazendo músicas da época da Jovem Guarda, além de clássicos como "Nascemos pra Cantar" (originalmente gravada por Chitãozinho e Xororó), "Criança Esperança" e o hit "Com Você" (versão superatualizada de "I'll Be There"), que os colocou no mesmo patamar dos principais intérpretes nacionais e que significou, além do quarto disco de ouro, o primeiro disco de platina, com mais de 390 mil cópias vendidas.

"Você é D+", quinto álbum, fez com que a história se repetisse mais uma vez: novo disco de ouro e de platina, com mais de 450 mil cópias, cujo maiores sucessos foram "O Universo Precisa de Vocês (Power Rangers)", "Vai Ter que Rebolar" e "Sonho Real" (versão do hit "I've Had - Time of my Life"), que acabou por emprestar seu nome ao show por todo o território nacional. 

Outubro de 1996: lançam o sexto CD, com o título de "Dig Dig Joy", vendendo mais de 200 mil cópias antecipadamente, o que garantiu mais um disco de ouro e platina para eles. O álbum tem desde baladas e countrys até dances music e rock. Nele, se encontram as músicas "Quero Saber" (tema do Criança Esperança 96 e 97), "Não Ter" (versão da músicas italiana "Non C'e"), que esteve em primeiro lugar por várias semanas em quase todas as rádios do país, "Férias de Julho" e "Dig Dig Joy".

Este CD passou da casa dos 500 mil cópias vendidas. O sétimo trabalho da dupla tem o título "Sonho Azul" e, a exemplo do CD anterior, mesmo antes de lançado já garantia uma venda antecipada de mais de 200 mil cópias. Neste álbum é flagrante a maior participação da dupla na escolha do repertório, trazendo como resultado faixas como "Beijo é Bom", "Little Cowboy", "Pega na Mentira" (música de Erasmo Carlos um pouco mais atualizada), "Pout-Porri Bee Gees" com trechos de "Mais uma Sombra" ("More Than a Woman"), "Troque a Pilha" ("Night Fever") e "Esteja no Ar" ("Staying Alive") e, na mesma trila e mesmo ritmo de "Não Ter", a nova canção "Inesquecível" (versão da música italiana "Incancellabile").

Convidados a participar da nova produção cinematográfica de Renato Aragão, "O Noviço Rebelde", Sandy & Junior amadureceram também como artistas. Comandaram também um programa infantil ("Sandy & Junior Show") na Rede Machete de Televisão, além de gravar a música tema da novela das seis da Rede Globo de Televisão "Era uma Vez" junto ao cantor Toquinho.

"Separada" do irmão, Sandy foi convidada a gravar com o italiano Andrea Bocelli a música tema de seu CD: "Vivo Por Ela" (em italiano "Vivo por Lei"), que também fez grande sucesso nas rádios brasileiras. O mais interessante é que Bocelli estava à procura de uma cantora para gravar junto com ele e, como é deficiente visual, teve que ouvir gravações das vozes de várias cantoras e escolheu a linda voz de Sandy.

Sandy & Junior lançaram, em setembro de 98, o oitavo CD, agora muito mais especial, pois foi gravado ao vivo em um show no Olímpia - São Paulo. O CD ganhou o nome de "Sandy & Junior - Era Uma Vez... Ao Vivo" e, além dos maiores sucessos da dupla, trouxe também a música "My Hearth Will Go On" (tema do filme "Titanic") e sua versão exclusiva.

Fizeram também seus primeiros shows no Rio de Janeiro, na casa de espetáculos Metropolitan, nos dias 24 e 25 de outubro de 1998. Lançaram o nono CD no final de outubro de 99. Grande surpresas podem ser vistas nesta nova obra: uma canção composta por Sandy e arranjada por Junior (As Quatro Estações) e a interpretação solo de Junior (Aprender a Amar). Algo para ver, ouvir e admirar.

Em 2006 gravaram o 15º álbum e atingiram a marca de 17 milhões de discos vendidos no Brasil.1 Em 17 de abril de 2007, Sandy e Junior anunciaram a separação após 17 anos de carreira. Em junho do mesmo ano gravaram o CD/DVD Acústico MTV, o último da dupla, já perto da marca de quase 17 milhões de discos vendidos. A dupla, que continuou na ativa até o final de dezembro de 2007, realizou uma grande turnê pelo país até o final do ano. A turnê contou com cerca de 40 concertos.

O último show da turnê "Sandy e Junior Acústico MTV", e também último show de Sandy e Junior como dupla, ocorreu no dia 18 de dezembro de 2007, no Credicard Hall, em São Paulo. O show, que teve grande cobertura da imprensa, contou com a participação da cantora Ivete Sangalo, e teve momentos bastante marcantes e especiais, tanto para o público presente quanto para a dupla. 

Curiosidades

Curiosidades

- A dupla tem fãs-clubes até no Japão e na Alemanha. Após o atentado nos EUA, resolveram mudar o nome do seu novo CD;

- O disco ia se chamaria 11, por ser o 11º álbum da carreira e em comemoração aos 11 milhões de discos vendidos em toda a carreira, mas eles acharam melhor intitular apenas Sandy e Júnior;

- A comida preferida de Sandy é camarão e massa. Júnior, se pudesse, viveria de pizzas e lanches;

- O sonho de Sandy é gravar um disco em inglês;

- O filme preferido de Junior é Matrix, e Sandy prefere Cidade dos Anjos;

- Os irmãos torcem para o time São Paulo;

- Sandy adora escrever poesias e desenhar ;

- O hobbie de Junior é além de tocar violão, jogar vídeo game e mexer no computador.

Discografia

Discografia

Aniversário Do Tatu -1991
Sábado À Noite - 1992
Tô Ligado Em Você - 1993
Pra Dançar Com Você - 1994
Você É Demais - 1995
Dig Dig Joy - 1996
Sonho Azul - 1997
Era Uma Vez - Ao Vivo - 1998
As Quatro Estações - 1999
Sandy & Junior - 2001
Internacional - 2002
Identidade - 2003
Sandy & Júnior - 2006

Sandy e Júnior

Sandy & Junior

Fonte: Divulgação

Sandy & Junior

Sandy e Júnior

Fonte: None

Sandy e Júnior

Sandy & Junior

Fonte: Divulgação

Sandy & Junior

Sandy & Junior

Fonte: Divulgação

Sandy & Junior

Sandy & Junior
Sandy e Júnior
Sandy & Junior
Sandy & Junior