Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Pop / Rock Nacional

Barão Vermelho

Biografia

Biografia

O Barão Vermelho começou na estrada em 1981. Com o gênio Cazuza à frente da banda, o primeiro disco foi gravado em 1982 pela Som Livre. Mesmo não tendo grande sucesso o disco "Barão Vermelho" acabou servindo como trampolim na carreira dos meninos.

Dois anos depois, em 1984, já com o terceiro disco nas lojas, o Barão consegue reconhecimento nacional com a música Beth Balanço, que vira hit. A partir daí, oportunidades não param de aparecer: a projeção internacional acontece em 85, quando o grupo recebe o convite para participar do primeiro Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo.

Em junho do mesmo ano, o líder Cazuza deixa a banda. Em 1986, o Barão volta aos estúdios e grava seu quarto LP "Declare Guerra" e assina contrato com uma nova gravadora, a Warner Music do Brasil. No ano seguinte é a vez do CD "Rock'n'Geral" entrar para o mercado e mais um integrante se desliga da banda: o tecladista Maurício Barros. Mas isso não abala os meninos que seguem em frente e continuam fazendo muito sucesso.

Em 88, a música Pense e Dançe, do sexto CD Carnaval entra para as paradas musicais como uma das mais tocadas do ano. Em 1989, o Barão vem com uma novidade: o primeiro CD ao vivo, gravado numa casa de shows em São Paulo. Os sucessos não param: participações em várias edições do Hollywood Rock, prêmios como melhor grupo de rock de 90 e muito mais... E o rock não dá trégua.

Frejat, Fernando, Rodrigo, Guto e Peninha lançam em dezembro de 1999, o "Balada MTV - Barão Vermelho". O CD é uma retrospectiva eletro-acústica e traz uma nova roupagem, ou seja, novos arranjos para os melhores momentos da carreira da banda. Gravado ao vivo, tem ainda a inédita "Enquanto Ela Não Chegar" e regravações de Raul Seixas, Cazuza e Legião Urbana.

Curiosidades

Curiosidades

- O Barão Vermelho começou em 1981, no Rio de Janeiro. O cantor Léo Jaime viu Guto, Dé, Maurício e Frejat, que estudavam música juntos, tocando. Gostou do som e indicou Cazuza para cantar com eles;

- O nome da banda foi tirado das tiras da turma do Snoopy;

- O primeiro disco foi gravado em 1982 pela Som Livre, em dois finais de semana;

- Em junho de 1985, Cazuza abandonou o grupo para seguir carreira solo;

- A banda já ganhou quatro prêmios Sharp de melhor banda de rock;

- A revista Time classificou o Barão como a melhor banda da América Latina. 

Discografia

Discografia 

Barão Vermelho (1982)

Barão Vermelho 2 (1983)

Maior Abandonado (1984)

Declare Guerra (1986)

Rock'n Geral (1987)

Carnaval (1988)

Barão ao Vivo (1989)

Na Calada da Noite (1990)

Supermercados da Vida (1992)

Carne Crua (1994)

Álbum (1996)

Puro Êxtase (1998)

Balada MTV - Barão Vermelho (1999)

Barão Vermelho (2004)

MTV Ao Vivo (2005)

Rock in Rio 1985 (2007)

Barão Vermelho

Barão Vermelho

Fonte: Divulgação

Barão Vermelho

Barão Vermelho

Fonte: Divulgação

Barão Vermelho

Barão Vermelho

Fonte: Divulgação

Barão Vermelho

Barão Vermelho

Fonte: Divulgação

Barão Vermelho

Barão Vermelho
Barão Vermelho
Barão Vermelho
Barão Vermelho