Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Hip-hop/ R&B

Tupac

Biografia

Biografia Lesanne Crooks nasceu no Bronx, Nova York, em 1977 com o nome de Lesanne Crooks. Seu nome artístico, Tupac Amaru Shakur, é um nome inca que quer dizer "serpenmte resplandecente" e Shakur é um nome egípcio que se refere a algo como "grato a Deus". Em 1981 sua família mudou para Baltimore, para ele frequentar o Liceu de Artes de Baltimore. Nessa época, Tupac era conhecido como MC New York e escreveu seu primeiro rap. Em 1988 ele se mudou para Marin City, onde se envolveu com o tráfico de drogas. No ano de 1990 ele se juntou ao grupo Digital Underground, atuando como rapper e dançarino. Ele se destacou na música "Same Song" e adquiriu conhecimento individual com o disco "2Pacalyspe Now". No ano seguinte, o artista partou do filme "Juice", de Earnest Dickerson, e em 1993 lançou seu segundo álbum solo, "4 My N.I.G.G.A.Z.", que fez muito sucesso. Mais tarde, Tupac foi baleado cinco vezes por causa de uma briga próxima aos estúdios de gravação. Ele atribuiu a culpa a Christopher Wallace, do The Notorious B.I.G., mas não houveram provas suficientes. No mesmo ano, Tupac foi acusado de abuso sexual a uma mulher, mais tarde julgado e condenado à quatro anos de prisão em 1995. Com o lançamento do "Me Against The World", ele se tornou o primeiro do top de vendas da Billboard, ainda preso. Ele passsou oito meses na cadeia e em outubro de 1995 foi libertado ao ter assinado um contrato com a produtora Death Row Records. Resultado: em 1996 foi lançado o álbum mais vendido da história do hip-hop, "All Eyez On Me". O inesperado aconteceu: na noite de 7 de Setembro de 1996, após o combate de boxe entre Mike Tyson e Bruce Seldon, Tupac levou 4 tiros em uma tentativa de assassinato.Ele morreu em 13 de setembro de 1996, após Ter ficado 7 dias em coma. Porém, muitos acreditam que o artista forjou sua morte para fugir das consequências da fama. O que não se pode negar é que Tupac é um ícone da música Rap.

Curiosidades

Curiosidades Tupac estudou teatro na Escola de Baltimore de Artes Sua primeira atuação foi em "A Raisin in The Sun" Enquanto participada do Digital Underground, ele foi ameaçado com uma espigarda calibre 12 por causa de uma briga devido uma garota Tupac escreveu a canção "Dear Mama" enquanto estava preso Sua namorada, Kidada Jones, tem uma tatuagem de Tupac no braço Tupac tem uma cruz enorme nas costa em referência ao Êxodo 18:11 da bíblia, que diz " Agora que eu sei que o Deus é maior que todos os deuses porque ele entregou as pessoas das mãos dos egípcios quando eles lidaram arrogantemente contra mim."

Discografia

Discografia 2PACALYPSE NOW STRICTLY FOR MY N.I.G.G.A.Z THUG LIFE ME AGAINST THE WORLD ALL EYEZ ON ME R U STILL DOWN? (Remember Me) GREATEST HITS

Tupac

Tupac

Fonte: None

Tupac

Tupac