Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Pop / Rock Nacional

Tulio Dek

Biografia

Biografia Nascido em Goiás, criado no Rio de Janeiro e com uma breve passagem pela Califórnia. Túlio Lemos de Andrade tinha tudo para caminhar pelo mundo do sertanejo, mas a vida do jovem, acabou seguindo outras direções. Criado na fazenda, o garoto passou parte da sua infância aprendeu a tocar berrante e gostar das tradicionais modas de viola, que ouvia com seu avô. Além da música sertaneja, Túlio ouvia bastante MPB e aos 10 anos de idade fez sua própria versão da música "Paratodos" de Chico Buarque usando rimas criativas com informações sobre sua família. Foi a primeira vez, influenciado pelos repentistas que ouvia, que o Rap tornou-se a paixão de sua vida. Aos 11 anos, mudou-se para Los Angeles e logo se acostumou com as batidas do Rap e decidiu aprimorar-se na arte. De volta ao Brasil, aos 14 anos, Túlio Dek mudou-se com sua família para a Cidade Maravilhosa. A partir daí, não é difícil de se entender por que Dek se tornou rapper, já que com as injustiças sociais do Rio misturadas ás influências das batidas do ritmo norte-americano, ele tinha toda a matéria-prima para fazer sua música. Assim como a maioria dos artistas, Túlio sofreu preconceito no início da carreira, por não ser e do gueto e também por seu sotaque goiano. Mas Dek conseguiu tirar bom proveito da situação, um dia durante uma apresentação, ele foi abordado pela produtora musical Carol Monte, irmã de Marisa Monte, que o convidou para fazer uma participação em um CD de sua produção e com participação de diversos rappers. Iniciou-se então uma parceria entre produtora e rapper que durou quase dois anos. Com músicas alto-astrais, que representam bem o cara tranqüilo que Tulio é, o músico poderia fazer parte do movimento de Positive Rap que tem como expoentes a banda de Hip Hop Black Eyed Peas ou o rapper Common. Talvez a melhor tradução de Tulio Dek seja ?o Jack Johnson do Rap?, como assim o definiu o produtor musical Rick Bonadio, não sem propriedade. "Minhas músicas falam que a felicidade está sempre na nossa frente, nós é que não conseguimos enxergar, que todo mundo erra, que existe sempre um lado bom em qualquer situação, e que o amor é o mais importante nessa vida?, afirmou o músico. Depois de tantos elogios, Túlio Dek lançou em agosto seu novo álbum, ?O que se leva da vida é a vida que se leva?. Produzido por Rick Bonadio e DJ Cuca, o álbum conta em seu repertório com convidados ilustres, como Paulo Miklos, da banda Titãs , DJ Thaíde, referência do rap nacional e Di Ferrero, do grupo NX Zero. "Conheci o Di, quando gravei para o disco dele ('Agora'). Essa música ganhou bastante força com a sua participação, pois fãs do NX também vão ouvi-la", revelou Tulio. O primeiro single de Túlio que conta com a particpação especial de Di Ferrero, "Tudo Passa", embala as aventuras do personagem de Cauã Reymond na novela ?A Favorita?, da Rede Globo.

Curiosidades

Curiosidades - O rapper é kardecista, e em homenagem a Alan Kardec, revelou em entrevistas que escolheu o nome "Dek"; - Túlio é sobrinho do cantor Orlando Morais; - Por não ser do gueto, berço do Rap, e ter um sotaque característico de seu estado natal, Dek chegou a sofrer preconceito no meio.

Discografia

Discografia O que se leva da vida é a vida que se leva (2008) 01. O que se Leva da Vida... 02. O Sol 03. Tudo Passa 04. Até que Seria Bom 05. Vem Comigo 06. Será o Fim? 07. Pra Sempre 08. A Família 09. Só Você e Eu 10. Sem Preconceito 11. Amigo de Verdade 12. O Mundo Gira 13. A Inversão 14. Terra de Ninguém

Tulio Dek

Tulio Dek

Fonte: None

Tulio Dek

Tulio Dek