Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Clássicos

Santana

Biografia

Biografia

Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Carlos Santana nasceu na cidade de Autlan De Navarro, no México, no dia 20 de julho de 1947, e apesar de seus mais de 60 anos, continua com um fôlego de dar inveja em muitos jovenzinhos!

Começou seu interesse pela música por influência de seu pai, mas Santana sempre se interessou mesmo foi pelo rock. Por isso não se incomodou quando teve que aprender inglês e ir com sua família para os Estados Unidos, por que acabou tendo um contato maior com o estilo de música que gostava e acompanhou sua evolução.

Começou a tocar profissionalmente em 1966, quando formou a Santana Blues Band ao lado de outros seis músicos. Mas foi só em 1969 que o grupo conseguiu o primeiro contrato com a gravadora Columbia, época em que participou do festival de Woodstock. E mesmo se apresentando nos mesmos lugares que as bandas mais psicodélicas da época, o som que o Santana levava era mais voltado para ritmos latinos.

O primeiro álbum da banda levou o nome "Santana", e colocou no topo das paradas músicas como "Evil Ways" e "Soul Sacrifice", que faziam uma fusão entre o rock e os ritmos afro-cubanos e latinos. Em 1970 saiu "Abraxas", que repetiu a dose, com os singles "Oye Como Va", "Samba Pa Ti" e "Black Magic Woman".

Em 71 saiu "Santana III", com "Guajira" e "Batuka". E, a partir daí, o mexicano permaneceu longe das paradas por um bom tempo. No entanto, em 1980, com "Swing Of Delight", volta com tudo ao lado de grandes nomes do jazz como Ron Carter (baixo), Herbie Hancock (teclados) e Wayne Shorter (sopros).

O retorno ao hit parade pop aconteceu em 1981, com o single "Winning", do álbum "Zebop!", trazendo de volta o êxito dos velhos tempos. Mas nenhum trabalho tinha ainda trazido tanta popularidade ao guitarrista como "Supernatural", lançado em 1998. "Supernatural" lhe rendeu oito prêmios Grammy e trouxe o single "Smooth", uma parceria com Rob Thomas, vocal do Matchbox 20, que foi direto para o primeiro lugar da parada em vários países.

O disco foi marcado por outras ilustres participações como Lauryn Hill, Eric Clapton, Dave Matthews, Maná e Eagle-Eye Cherry. E não parou por aí! O disco seguinte, "Shaman", fez jus ao sucesso do trabalho anterior, com hits dançantes e parcerias preciosas. O primeiro single, "Game of Love" logo conquistou o mundo todo com a voz de Michelle Branch e não demorou para ganhar o público com o segundo hit do CD, "Why Don't You And I". Este contou com os vocais de Chad Kroeger, do Nickelback, e posteriormente ganhou uma nova versão com o vocalista do The Calling, Alex Band. Também participaram do álbum Seal, Dido, Macy Gray, P.O.D. e Musiq, entre outros.

Desde os anos 70, Santana esteve diversas vezes no Brasil, apresentando-se sempre para grandes platéias.

Curiosidades

Curiosidades

- Em 1997, a banda entrou para o Rock and Roll Hall of Fame;

- Em 1999, o guitarrista atingiu seu auge com o álbum "Supernatural". O single "Smooth", em conjunto com Rob Thomas, ficou em primeiro lugar por 12 semanas consecutivas na parada americana;

- O single "Smooth" foi o responsável pela vitória do oitavo Grammy de Santana, nomeado como a melhor música do ano;

- O sucesso "Maria Maria" permaneceu no primeiro posto da Billboard por dez semanas;

- Santana foi o primeiro artista a ganhar um prêmio pelo conjunto de suas obras no Billboard Music Awards, em 1996.

Discografia

Discografia 

Santana (1969)
Abraxas (1970) 
Santana III, (1971) 
Caravanserai (1972) 
Welcome (1973) 
Lotus (ao vivo) (1974)
Borboletta (1974) 
Amigos (1976) 
Festival (1977) 
Moonflower (1977)
Inner Secrets (1978) 
Marathon (1979) 
Zebop! (1981) 
Shango (1982)
Beyond Appearances (1985)
Freedom (1987)
Spirits Dancing in the Flesh (1990)
Milagro (1992)
Sacred Fire: Live in South America (1993)
Santana Live at the Fillmore (1997)
Supernatural (1999) 
Shaman (2002) 
All That I Am (2005) 
Guitar Heaven: The Greatest Guitar Classics of All Time (2010)
Santana - Shape Shifter (2012)

Santana

Santana

Fonte: Divulgação

Santana

Santana

Fonte: None

Santana

Santana

Fonte: Divulgação

Santana

Santana

Fonte: Divulgação

Santana

Santana
Santana
Santana
Santana