Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Pop / Rock Nacional

Marisa Monte

Biografia

Biografia

Nascida no dia primeiro de julho de 1967, Marisa de Azevedo Monte ganhou seu primeiro instrumento aos nove anos de idade: uma bateria. Ainda criança, estudou canto, piano e bateria e na adolescência participou do musical Rocky Horror Show, dirigido por Miguel Falabella.

Aos 18 anos, viajou para a Itália, onde ficou dez meses estudando belcanto. Porém, logo desistiu e passou a se apresentar em bares e casas noturnas cantando música brasileira acompanhada de amigos. Um desses shows foi assistido por Nelson Motta, que se tornou diretor de seu primeiro show no Rio de Janeiro, em 1987.

O show "Veludo Azul" teve temporadas no Rio e em São Paulo e despertou o interesse das gravadoras. Seu primeiro disco veio em 1988, batizado de "Marisa Monte ao Vivo", lançando sucessos como "Bem que Se Quis" (versão de Nelson Motta para a "E Po' Che Fa'", de Pino Daniele), "Chocolate" (Tim Maia) e "Negro Gato" (Getúlio Cortes).

O disco seguinte, "Mais", introduziu-a no mercado internacional e a apresentou como compositora, em faixas como "Beija Eu" (com Arto Lindsay e Arnaldo Antunes) e "Ainda Lembro" (com Nando Reis). A partir daí lançou mais dois discos: "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-rosa e Carvão" (que inclui "Dança da Solidão", de Paulinho da Viola, "Balança Pema", de Jorge Ben Jor, e "Maria de Verdade", de Carlinhos Brown) e o duplo "Barulhinho Bom", misturando músicas inéditas e versões ao vivo.

Depois, Marisa Monte fica afastada dos holofotes por um tempo. Em 2000, lança o disco "Memórias, Crônicas E Declarações De Amor", com destaque para a música "Amor, I Love You". A turnê do álbum durou quase um ano e resultou no aclamado DVD homônimo com os melhores momentos de cada show.

No fim de 2002, foi a vez da cantora dar um gás em um projeto idealizado por ela, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, que resultou no CD e DVD "Tribalistas". Tal reunião originou um álbum lançado no Brasil, no exterior em 2003 e em mais de um milhão cópias vendidas somente no Brasil.

O trio recebeu ainda cinco indicações para o Grammy de música latino-americana em 2003, ganhando um. Após quase cinco anos sem grandes aparições relevantes, Marisa voltou a mídia no primeiro semestre de 2006, quando lançou simultaneamente dois discos de sucesso "Infinito Particular" e "Universo Ao Meu Redor", dedicados a canções inéditas do samba e da MPB, que resultou na criação da turnê Universo Particular.

Cinco anos após seus dois últimos discos solo, em outubro de 2011 foi lançado o nono álbum de sua carreira: O Que Você Quer Saber de Verdade, sendo o oitavo álbum da cantora que debutou em primeiro lugar na posição de discos mais vendidos no Brasil. "Ainda Bem", o primeiro single, recebeu críticas positivas e ganhou um clipe contando com a participação do lutador Anderson Silva.

O disco foi produzido pela própria Marisa, e co-produzido pelo seu parceiro de anos, Dadi Carvalho. As faixas do álbum foram compostas com novos e antigos parceiros, como Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Rodrigo Amarante, integrante da banda Los Hermanos, que também canta com Marisa em uma das faixas, além de uma regravação de Jorge Ben Jor e uma versão da canção "El Panuelito" feita por Haroldo Barbosa.

Curiosidades

Curiosidade

- Em mais de 20 anos de carreira, Marisa vendeu mais de nove milhões de discos no Brasil e no exterior:

- Entre as gravações mais representativas da carreira de Marisa Monte, e para toda a MPB, estão, entre outras: 'Segue o seco", "Pétalas esquecidas", "Give me love", "Bem que se quis", "Infinito Particular" e outros...;

- Marisa ganhou três Grammy Latino, sete Video Music Brasil, nove Prêmio Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmio TIM de Música;

- É considerada pela revista Rolling Stone Brasil como a maior cantora do Brasil.

Discografia

Discografia

Marisa Monte (1989)
Mais (1991)
Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão (1994)
Barulhinho Bom (1996)
Memórias, Crônicas, e Declarações de Amor (2000)
Tribalistas (2002)
Infinito Particular (2006)
Universo ao Meu Redor (2006) 
O Que Você Quer Saber de Verdade (2011)

Marisa Monte

Marisa Monte

Fonte: Divulgação

Marisa Monte

Marisa Monte

Fonte: Divulgação

Marisa Monte

Marisa Monte

Fonte: Divulgação

Marisa Monte

Marisa Monte

Fonte: Divulgação

Marisa Monte

Marisa Monte
Marisa Monte
Marisa Monte
Marisa Monte