Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Pop / Rock Internacional

Madonna

Biografia

Biografia

Madonna Louise Veronica Ciccone Ritchie, mais conhecida como Madonna, nasceu no dia 16 de agosto de 1958, em Bay City - Michigan. Ela é cantora, compositora, produtora musical e cinematográfica, atriz, ícone da música pop, ativista, escritora, vencedora de oito Prêmios Grammy, um Globo de Ouro e dois Oscar, mas ela não para por aí...

Depois de superar a venda de 200 milhões de cópias ao longo de seus vinte e tantos anos de carreira e entrar para o Hall da Fama do Rock, Madonna está de volta com tudo! Tudo começou em 1982, com "Everybody", seu primeiro single produzido por Mark Kamins que logo emplacou nas paradas de sucesso. No ano seguinte, Madonna lança seu primeiro álbum "Madonna" que lançou os hits : "Holiday" e "Boderline".

Em 1984, é lançado seu segundo álbum, "Like a Virgin" que teve a faixa títula líder das paradas americanas durante seis semanas e lançou sucessos como: "Material Girl", "Crazy for You", "Live to Tell". Em 1986, "Papa Don't Preach" é a música mais tocada nos EUA. A rainha das polêmicas sempre gostou de causar e faz isso até hoje! Em 1989, a cantora lançou um de seus álbuns mais polêmicos, "Like a Prayer", que chocou a todos com suas músicas e clipes ousados, em que alguns tabus, declarações e algumas atitudes desagradavam a Igreja. No clipe da música que leva o nome do álbum, mostra Madonna dançando sensualmente ao lado de cruzes pegando fogo, além de se envolver com um santo negro, em refêrencias ao catolicismo.

Na década de 90, Madonna mostrou realmente porque é a "rainha da polêmica'! Em 1990, é lançada a coletânea "The Immaculate Collection" que tem como repertório o grandes sucessos da carreira, além de músicas inéditas como "Rescue me" e "Justify my Love" - que teve seu clipe censurado pela MTV americana.No ano seguinte é lançado o filme "Na cama com Madonna" e a polêmica não para por aí, em 1992, a popstar lança "Sex" , um livro com fotos eróticas da cantora que dá origem ao álbum "Erotica".

Depois dessa fase rebelde, "Bedtime Stories" e os álbuns mais recentes contam com sons diferentes dos habituais, levadas pop, eletrônica e baladinha românticas como "Take a Bow" garantem o sucesso da pop até hoje... Os anos foram passando e a rebeldia também...Madonna amadureceu, se tornou mãe e mostrou que pode ser o quiser!!

Atriz, cantora, produtora, estilista... Ao longo desses 25 anos acumulou seis Grammys e ainda entrou para o Guinness Book, como a artista feminina de maior sucesso de todos os tempos com 275 milhões de álbuns vendidos. Em 2006, foi noticiado pelo Jornal "Boston Herald" que Madonna estaria prestes a se aposentar e esta data estaria marcada: o último show de sua carreira vai rolar em Nova York , no dia 14 de agosto de 2008, dois dia antes da cantora se tornar uma cinquentona.

Ainda bem que toda esta história não passou de um boato! Em 28 abril de 2008, a musa lançou seu 11º álbum de estúdio de Madonna pela Warner Music, Hard Candy, que mais uma vez repetiu o sucesso de seus álbuns anteriores. "Hard Candy" tem um repertório alto astral composto por 12 músicas, entre elas, "Beat Goes On" e "4 Minutes" - primeiro single do álbum, lançado no final de março. Segundo a musa, o hit foi nomeado inicialmente "Four Minutes To Save The World", e veio da idéia de poder salvar o mundo com a mensagem de uma canção.

Com um mix de dance, funk eletrônico, hip hop e um clima dançante, "Hard Candy" traz algumas colaborações especiais como Justin Timberlake e Timbaland, no single "4 Minutes", Pharrel Williams em "Candy Store" e "Give it to Me", e Kanye West em "Beat Goes On". Este será o último trabalho da cantora pela Warner Music, gravadora em que a musa está desde o início da carreira.

Em 2013, Madonna foi a artista que mais faturou no mundo da música. De acordo com a revista ‘Forbes’, a cantora ganhou 125 milhões de dólares (cerca de 91 milhões de euros). Grande parte dos ganhos conseguidos resultaram da sua digressão mundial ‘MDNA’, iniciada em 2012, que registou receitas de 305 milhões de dólares (cerca de 223 milhões de euros).

Curiosidades

Curiosidades

- Em 16 agosto de 1985, Madonna casou-se com o ator Sean Penn. O casal vivia brigando e separaram-se definitivamente em 10 de janeiro de 1989;

- Lourdes Maria Ciccone Leon, filha de Madonna com Carlos León, seu personal trainer, nasceu no dia 14 de outubro de 1996;

- Em 11 de agosto de 2000 nasceu seu segundo filho, Rocco Ritchie. O pai da criança é o cineasta britânico Guy Ritchie;

- Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records;

- É a primeira artista pop feminina bilionária, com uma fortuna estimada em 1.5 bilhão de dólares.

 

Discografia

Discografia 

Madonna (1983)
Like a Virgin (1984)
True Blue (1986)
Like a Prayer (1989)
Erotica (1992)
Bedtime Stories (1994)
Ray of Light (1998)
Music (2000)
American Life (2003)
Confessions on a Dance Floor (2005)
Hard Candy (2008)
MDNA (2012)

Madonna

Madonna

Fonte: None

Madonna

Madonna

Fonte: Divulgação

Madonna

Madonna

Fonte: Divulgação

Madonna

Madonna

Fonte: Divulgação

Madonna

Madonna
Madonna
Madonna
Madonna