Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Boys & Girls

Lily Allen

Biografia

Biografia

Nascida no dia 2 de maio de 1985, em Hammersmith - bairro de Londres -Lily Allen cresceu na cidade, estudou em mais de dez escolas e até trabalhou numa floricultura. Porém, foi para a área do showbiz, seguindo o caminho trilhado pelos pais.

Keith Allen, seu pai, é comediante e apresentador de TV, e também é co-autor de "World in Motion", canção que embalou a seleção inglesa de futebol na Copa de 90. Já a mãe, Allison Owen, é produtora de cinema. A londrina estudou música, mas revelou não saber tocar nenhum instrumento. Por isso, conta que dá importância às formas dos vocais das canções. "Sei ler música, então, quando escrevo as letras, consigo visualizar a melodia".

Lily fez seu primeiro show em maio de 2006. "Estava nervosa, mas deu tudo certo. Já fiz até outros shows". O álbum de estréia, "Allright Still" - lançado pelo selo EMI -, traz toda sua marca e veio para abalar a música pop.

As canções trazem na melodia influências do rock anos 60, ska, rap e eletrônica, e são um "direto" na cara de muito músico. Allen compõe as letras do jeito que entende melhor - desbocada, irreverente e crítica. "Não é nada intencional. Escrevo sobre coisas que acontecem à minha volta. Não considero um estilo ou algo que faça parte de uma cena.

"Várias bandas novas britânicas fazem isso porque é o que sentimos. Ninguém agüenta mais músicas que não dizem nada", revela a cantora. "Lily the Kid" - apelidada assim pelo periódico inglês "The Observer" - mostrou-se madura falando da mudança na vida.

No começo de 2008, Lily lançou as músicas "I Could Say" e "I Don't Know" (o título desta foi posteriormente alterado para "The Fear"). "The Fear" foi lançada como o primeiro single do segundo álbum da cantora, It's Not Me, It's You.

Também estavam presentes no álbum mais duas músicas que foram liberadas antecipadamente, a polêmica "Fuck You" e "Who'd Have Known". A primeira é um critica clara ao presidente anterior dos EUA, George W. Bush. Já a segunda, de acordo com Lily, é uma cópia da música Shine, do Take That, mas mesmo assim esteve no álbum. 

Em setembro de 2009, a cantora passou pelo Brasil na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, ainda na turnê It's Not Me, It's You, nos dias 16 e 17. O show em São Paulo, segundo ela, foi o melhor show de todos, postando "Sao Paulo best gig ever" no site de microblogs Twitter.

Em março de 2010, após o término de sua turnê Lily Allen Tour a cantora anunciou uma pausa na sua carreira musical para se dedicar a outros projetos. Em novembro de 2013, Allen estreou o vídeo de sua nova canção "Hard Out Here" em seu site oficial.

Curiosidades

Curiosidades

- Bandas favoritas: Blondie, Scissor Sittesrs, Clash e The Slits;

- Programas de TV favoritos: "CSI", "24 Horas", "Desperate Housewives" e "Big Brother"

- Super-valorização: "LDN" (London, na linguagem SMS de celular) - o primeiro single da cantora -, foi lançado inicialmente com 500 cópias, que logo se esgotaram. Hoje, valem mais de 50 libras cada um;

- Hit do verão: "Smile", o single de mais sucesso da cantora, era uma das que mais tocava nas rádios européias. Sendo assim, foi remixada e se tornou o sucesso do verão europeu de 2006.

Discografia

Discografia 

Alright, Still (2006)
It's Not Me, It's You (2009)
Sheezus (2014)

Lily Allen

Lily Allen

Fonte: Divulgação

Lily Allen

Lily Allen

Fonte: Divulgação

Lily Allen

Lily Allen

Fonte: Divulgação

Lily Allen

Lily Allen

Fonte: Divulgação

Lily Allen

Lily Allen
Lily Allen
Lily Allen
Lily Allen