Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Clássicos

Jimi Hendrix

Biografia

Biografia

Jimi Hendrix formou com Janis Joplin e Jim Morrison a Santíssima Trindade do Rock. Os 3 Js tiveram uma trajetória incrivelmente parecida e acabaram simbolizando toda uma época.

Jimi e Janis saltaram do anonimato para a fama no Monterey International Pop Festival. Em 1967, no verão da Califórnia, os hippies surgiam aos bandos por toda a América, e Janis os empolgou com seus blues.

Jimi barbarizou com os uivos selvagens da sua guitarra e, num ritual de sacrifício, botou fogo no instrumento, que continuava a emitir notas enquanto era consumido pelas chamas. Um mês depois, Jim Morrison (com The Doors) colocava Light My Fire em primeiro lugar na parada de sucessos.

Os três viveram intensamente três anos de glória e então morreram: Jimi em Londres (18/9/70), Janis em Los Angeles (04/10/70) e Jim em Paris (3/7/71). Morreram todos aos 27 anos de idade. James Marshall Hendrix foi uma exceção no mundo do rock: o primeiro e único negro a se tornar superstar.

Nasceu em Seattle em 27 de novembro de 1942. Seu pai era um jardineiro negro; sua mãe, filha de uma índia Cherokee. Estudou gaita-de-boca e violino; aos 11 anos ganhou uma guitarra. Aos 14, cabelos lustrosos de brilhantina, animava bailinhos nas noites de sábado.

Seus professores eram cantores de blues como Muddy Waters e B.B.King, roqueiros como Chuck Berry - ouvidos em disco. Logo, Jimi foi convidado para participar de uma turnê de B.B. King, mas perdeu o ônibus e ficou a pé em Kansas City.

Lá, achou uma vaga na banda de Little Richard, o pai do rock de plumas e paetês. Nada aconteceu em sua vida até o verão de 1966. No bairro de Greenwich Village, em Nova York, com o nome de Jimmy James e o grupo The Blue Fames, tornou-se uma atração exótica para músicos já consagrados.

Entre eles, os Beatles, três Rolling Stones e Bob Dylan. Um dia, Chas Chandler, dos Animals, lhe disse: "Venha comigo à Inglaterra e farei de você um astro". Jimi foi e se deu bem. Com roupas coloridas, um baixista e um baterista branco e trio batizado de The Jimi Hendrix Experience, baixou no cenário do rock como a nova sensação.

Canhoto, com uma incrível velocidade e usando recursos que distorciam as notas da guitarra, fazendo-a soar como a própria voz humana, Hendrix revolucionou a linguagem do rock e foi batizado de "bruxo do blues eletrônico". A música para ele era tudo e pagou um preço alto por esta obsessão: a vida.

Jimi morreu num hotel em Londres, sufocado no próprio vômito depois de consumir drogas, episódio que o blueseiro britânico John Mayall definiu numa canção como "suicídio acidental". Pouco antes de morrer, Jimi definiu a sua visão do que seria a música do futuro: "Gosto de Richard Strauss e de Wagner, são caras legais e acho que vão formar a base de minha nova música. Mas pairando no céu acima de tudo estarão os blues - ainda tenho muito dos blues - e haverá a celestial música do Ocidente e a suave música do Oriente, misturadas para formar uma coisa só."

Curiosidades

Curiosidades

- Jimi Hendrix recebeu um cachê de 125 mil dólares, o mais alto do festival de Woodstock;

- Hendrix era canhoto e, apesar disso, tinha uma incrível velocidade, ainda inédita no cenário musical, usando recursos que distorciam as notas da guitarra;

- ·O verdadeiro nome de Jimi Hendrix era Johhny Allen Hendrix, que seria trocado pelos pais dele aos 4 anos, para James Marshall Hendrix;

- Jimi possuía uma caixinha de drogas, que ele apelidou de "Drope Box" e que, segundo ele, era da onde vinha a inspiração para tocar;

- Reza a lenda que um dos primeiros encontros entre Jimi Hendrix e os Beatles aconteceu nos estúdios londrinos da Polydor, no princípio de 1967;

- Hendrix gravava seu álbum de estréia, "Are You Experienced?" e os Beatles esboçavam os primeiros traços de "Sgt. Pepper's...". Esse suposto encontro teria sido um dos estopins do nascimento de algo único na história do rock, o psicodelismo.

Discografia

Discografia

Are You Experienced (1967)

Axis: Bold as Love (1968)

Eletric Ladyland (1968) Smash Hits (1969)

Band Of Gypsys (1970)

Raimbow Birdge (1971)

Cry Of Love (1971)

Hendrix In The Wes (1972)

War Heroes (1973)

Chash Landing (1975)

Essential Jimi Hendrix (1978)

Nine To The Universe (1980)

Jimi Hendrix Concerts (1982)

Kiss The Sky (1984)

Jimi Plays Monterrey (1986)

Johnny B. Goode (1987)

Live At Winterland (1987)

Radio One (1988)

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix

Fonte: None

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix

Fonte: Divulgação

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix

Fonte: Divulgação

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix

Fonte: Divulgação

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix
Jimi Hendrix
Jimi Hendrix
Jimi Hendrix