Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Clássicos

Janis Joplin

Biografia

Biografia

Janis Lyn Joplin nasceu no dia 19 de janeiro de 1943, em Port Arhur, Texas. Ela poderia ter sido apenas um bicho grilo em sua cidadezinha onde todos odiavam os beatniks, mesmo sem saber o que eram, ou ter tomado um rumo mais ortodoxo e se formado em Sociologia na Lamar State Collegy of Technology, mas Janis preferiu ser a cantora branca de voz negra que marcou para sempre a história do blues com um sucesso meteórico que durou cerca de três anos - enquanto viva - e um verdadeiro culto ao seu modo de cantar que já dura mais de três décadas.

Aos 20 anos, trilhando os caminhos da folk music, Janis já está envolvida com drogas, pequenos furtos e brigas de ruas. Sua alma atormentada pedia algo mais do que os festivais folclóricos. O blues era perfeito para isso e quando Travis Rivers foi buscá-la para ir a São Francisco juntar-se ao Big Brother & The Holding Company, em maio de 1966, Janis viu a chance de sair de seu pequeno mundo e fazer fama.

Para muitos, Janis Joplin é apenas um nome na lista dos chamados "mortos honoráveis do rock" e também da pequena lista dos imortais dos anos 60, - Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin - os famosos três "J" que fizeram sucesso com a mistura de blues e rock e que morreram todos muito jovens e de overdose. Em muitas biografias, seu estilo de vida é colocado como mais importante que sua música.

Mas não é bem assim. O blues jamais seria o mesmo depois do aparecimento de Janis, até pelo fato de chamar atenção da classe média branca americana para esse estilo. O lançamento de seu disco de estréia junto ao Big Brother, em agosto de 1968, foi um sucesso que vendeu mais de um milhão de cópias no primeiro mês. Summertime e Ball and Chain, duas de suas mais emblemáticas interpretações, podem ser encontradas nele.

A estrela de Janis sobe e no segundo LP ela já estaria acompanha por outra banda, batizada como Kozmic Blues. Assim surgia I Got Dem Ol'Kozmic Blues Again Mama! (1969). Em janeiro de 70 o grupo se dissolve e o terceiro LP, Pearl (1971), viria na companhia de uma terceira banda, a Full Tilt Boogie.

No dia 3 de outubro de 1971, Janis ouve a base instrumental de Buried alive in the Blues, última música programada para seu terceiro álbum. Ela planeja gravar os vocais no dia seguinte. À 1h40 da manhã do dia 4 de outubro, morre sozinha em seu quarto no Landmark Hotel, em Los Angeles, por overdose de álcool e heroína. Janis teve vários outros álbuns lançados postumamente.

Curiosidades

Curiosidades

- Janis Joplin também ficou famosa por ter mantido relacionamentos com pessoas ilustres ou pelo menos "diferentes". Dentre elas estão: um namorado morto no Vietnã, um traficante de São Francisco que chegou a prometer-lhe casamento mas a deixou na mão em 65, o boxeador Joe Namath, Nick Gravenites e o roqueiro brasileiro Serguei;

- Supõe-se que tenha havido algo entre Janis e o vocalista dos Doors, Jim Morrison, algo muito breve mas significativo;

- Janis Joplin abominava certos tipos "difundidos" de drogas (maconha, LSD e alucinógenos em geral) pois ela dizia que a faziam pensar demais e ela queria esquecer;

- Janis Joplin afirmava que sua maior influência era a cantora de blues Bessie Smith, tanto que ajudou a custear, em 1970, uma lápide mais "decente" para ela;

- Seu maior vício era o uísque - mais precisamente o "Southern Comfort", tanto que, em 1968, a engarrafadora resolveu presenteá-la com um casaco de lince.

Discografia

Discografia 

Big Brother & the Holding Company (1967)
Cheap Thrills (1968)
I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969)
Pearl (1971)
Joplin In Concert (1972)
Greatest Hits (1973)
Motion Picture "Janis" (1975)
Early Performaces (1975)
Farewell Song (1982)
Anthology (1982)
Cheaper Thrills (1984)
The Monterey International Pop Festival (1992)
Janis Joplin Live at Woodstock (1993)
Golden Highlights (1996)
Absolute Janis (1997)
Live At Winterland '68 (1998)
Greatest Hits (1998)

Janis Joplin

Janis Joplin

Fonte: None

Janis Joplin

Janis Joplin

Fonte: Divulgação

Janis Joplin

Janis Joplin

Fonte: Divulgação

Janis Joplin

Janis Joplin

Fonte: Divulgação

Janis Joplin

Janis Joplin
Janis Joplin
Janis Joplin
Janis Joplin