Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Hip-hop/ R&B

Ice Cube

Biografia

Biografia

Ice Cube começou sua carreira com o grupo N.W.A, mas seu apogeu foi na sua carreira solo. Seu primeiro disco solo foi o "Amerikkka's Most Wanted", em 1990. Depois disso, ele colaborou com um dos pesos-pesados da cena Black de Nova York, o Public Enemy.

O single "Amerikkka's Most Wanted" logo se tornou o top single do Hot Rap Single Chart e o álbum vendeu milhões de cópias. Em 1991, foi a vez do rapper lançar o "Death Certificate" , que alcançou o número um na parada "R&B Album" e no top 200 do ranking dos melhores álbuns do ano.

Em 1992, Ice Cube usou sua voz no filme de John Singleston, "Boyz In The Hood". O próximo álbum, "The Predator", fez o rapper detonar nas vendas e conseguir o álbum de platina. Ele ficou em primeiro lugar, novamente, no ranking do "R&B Album" e uma surpresa: foi o melhor álbum do Top 200.

O disco de 1993, "Lethal injection" também detonou nas paradas. Esses quatro álbuns fizeram Ice Cube se tornasse um dos grandes integrantes da cena Black mundial, distribuindo um pouco de sua palavra e conseguindo cada vez mais fãs e seguidores.

O quarto álbum, Lethal Injection, foi lançado no final de 1993 e representou a primeira tentativa de Cube de imitar o som G-funk do álbum The Chronic, de Dr. Dre, mas não foi bem recebido pelos críticos. Ele teve mais hits com Lethal Injection, incluindo "Really Doe," "Bop Gun (One Nation)," "You Know How We Do It," e "What Can I Do?". Após 1994, ele afastou-se um pouco da carreira musical para trabalhar em produções cinematográficas e na carreira de músicos como Mack 10, Mr. Short Khop, Kausion e Da Lench Mob.

Em 1994, Cube se reuniu com Dr. Dre, que agora era parte da Death Row Records, em seu dueto "Natural Born Killaz". Em 1998, ele lançou seu quinto álbum há muito tempo aguardado, War & Peace, Vol. 1 (The War Disc). O sexto álbum, War & Peace, Vol. 2 (The Peace Disc), foi lançado com atraso em 2000. 

Ainda em 2000, Jackson se uniu a Dr. Dre, Eminem e Snoop Dogg na turnê The Up in Smoke Tour. Seis anos depois, Cube lança Laugh Now, Cry Later, esse sob sua própria gravadora, a Lench Mob Records. O álbum estreou no top 5 das paradas e vendeu aproximadamente 144.000 de cópias na primeira semana. Em 2008, lança Raw Footage, que ganha sucesso devido aos singles "Gangsta Rap Made Me Do It" e "Do Ya Thang".

Em 2009, Cube lançou a canção Raider Nation, uma dedicação ao seu time de futebol americano, Oakland Raiders. Seu nono álbum de estúdio, "I Am the West", foi lançado em 28 de Setembro de 2010. Ice Cube comentou que esse álbum tem uma direção diferente da do seus outros álbuns. Ele recebeu batidas de produtores veteranos da West Coast, como DJ Quik, Dr. Dre, E-A-Ski, e Sir Jinx, não tendo trabalhado com o último há quase vinte anos. O

Em 2013, Ice Cube lançou seu décimo álbum de estúdio, "Everythang's Corrupt", que foi lançado em 2012, mas começou a sair nas lojas em 2013. O álbum tem apenas uma música, "Everythang's Corrupt", que fala das tragédias que aconteceram nos Estados Unidos, de Barack Obama e da Casa Branca.

Curiosidades

Curiosidades

- Em 1992, ele se casou com Kimberly Woodruff, com quem tem quatro filhos;

- Apesar de Jackson ter dito que vai para a igreja e para mesquita, ele tem indicado que é um deísta, sem seguir "rituais e tradições" religiosos;

- Cube teve uma fantástica performance no filme Os Donos da Rua, com Cuba Gooding Jr. e Laurence Fishburne;

- Cube se juntou ao astro do basquete LeBron James para lançar um especial de uma hora na ABC sobre a vida de James;

- Recentemente, Cube licenciou uma linha de roupas, Solo by Cube, que apresenta moletons com capuz e fones de ouvido.

Discografia

Discografia 

1990: AmeriKKKa's Most Wanted
1991: Death Certificate
1992: The Predator
1993: Lethal Injection
1998: War & Peace Vol. 1 (The War Disc)
2000: War & Peace Vol. 2 (The Peace Disc)
2006: Laugh Now, Cry Later
2008: Raw Footage
2010: I Am the West
2014: Everythang's Corrupt

Ice Cube

Ice Cube

Fonte: Divulgação

Ice Cube

Ice Cube

Fonte: None

Ice Cube

Ice Cube

Fonte: Divulgação

Ice Cube

Ice Cube

Fonte: Divulgação

Ice Cube

Ice Cube
Ice Cube
Ice Cube
Ice Cube