Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Pop / Rock Internacional

Duffy

Biografia

Biografia

Aimee Anne Duffy, mais conhecida como Duffy, nasceu em 23 de Junho de 1984, em Gwynedd, no País de Gales. Ela é cantora e compositora de soul e chegou até a ser considerada pela crítica como uma jovem que nasceu em época errada. Já que seu estilo musical, semelhante ao de Amy Winehouse, poderia ser sensação nos anos 60!

Criada em Wales com a sua irmã gémea, a cantora teve de encarar, aos 10 anos, o divórcio de seus pais e mudou-se para Pembrokeshire com a sua mãe e as suas irmãs, enquanto seu pai permaneceu em Nefyn.

Aliás, foi por causa de seu pai, Jonh Duffy, que surgiu seu precoce interesse em cantar. Isso mesmo! Foi garças a John que Duffy assistiu a um show televisivo de rock, chamado "Ready Steady Go!" e, depois disso, a jovem teve certeza de que este era o seu futuro.

Aos 15 anos, Duffy voltou a Nefyn e começou a cantar em várias bandas locais. Após ter estado num processo musical na Suíça, voltou a Wales em 2003 e foi a uma audição para Wawffactor (American Idol do País de Gales), onde quase ganhou, ficando em 2° lugar.

Para evitar comparações, a jovem pediu para ser chamada apenas pelo sobrenome para tentar evitar as constantes comparações com Amy Winehouse e Hillary Duff.

Duffy foi capa da revista semanal do jornal "Independent", sob o título "jovem, talentosa e galesa: a ascensão e a ascensão de Duffy". Seu álbum de estréia "Rockferry", foi lançado em março de 2008 e não demorou muito para conquistar as melhores colocações nas paradas.

No Reino Unido, a cantora vendeu mais de meio milhão de cópias na primeira semana, ficando em primeiro lugar no ranking. Seu single de estreia - "Mercy" - também liderou o ranking por semanas consecutivas e, segundo a gravadora, "Mercy" foi a quarta música mais tocada em toda a Europa.

Críticos explicam o sucesso de Duffy devido ao bom momento do mercado soul-pop-retrô, que voltou com força total com Amy Winehouse no fim de 2006.

Curiosidades

Curiosidades

- Em 2009, Duffy recebeu o Grammy de Melhor Álbum Pop Vocal por Rockferry;

- No ano de 2010, estreou em sua carreira como atriz, no filme Patagonia;

- Em fevereiro de 2011 foi anunciado que Duffy faria uma longa pausa na indústria musical antes de trabalhar em seu terceiro álbum.

Discografia

Discografia

Rockferry (2008)
Endlessly (2009)

Duffy

Duffy

Fonte: Divulgação

Duffy

Duffy

Fonte: None

Duffy

Duffy

Fonte: Divulgação

Duffy

Duffy

Fonte: Divulgação

Duffy

Duffy
Duffy
Duffy
Duffy