Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Hip-hop/ R&B

Dr. Dre

Biografia

Biografia

André Young, mais conhecido como Dr. Dre, nasceu em 18 de fevereiro de 1965. Sua carreira dentro do hip-hop começou no início dos anos 80 na cidade de Los Angeles.

Durante esse período, Dre fazia suas performances em festas caseiras e em boates no centro-sul da cidade. Em 86, ele conheceu Ice Cube e os dois rappers começaram a escrever músicas para a Ruthless Records, uma gravadora fundada pelo ex-traficante Easy-E.

Um pouco mais para frente, Easy formou a NWA, que significava Niggers With Atitude (negros com atitude). Foi por essa época, mais especificamente em 1987, que a dupla Dr. Dre e Ice Cube lançou seu primeiro álbum. Um ano depois, a NWA lançou "Straight Outta Compton", um disco com letras pesadas como "Fuck tha Police", que rendeu aos rappers um aviso do FBI.

Em 1989, Ice Cube resolve largar a NWA devido a desentendimentos financeiros. Mesmo sem seu parceiro, Dr. Dre conseguiu realizar bons trabalhos e manter a NWA no topo das paradas americanas. Em 1991, o rapper resolve abandonar a antiga produtora para se juntar com Suge Knight, formando a Death Row Records.

Um ano depois, Dre lançou seu primeiro single solo com a nova produtora, entitulado "Deep Cover". Dr. Dre mudou o estilo gangsta do Rap e começou a fazer sons mais ecléticos, patenteados por ele como G-funk. Nos quatro anos seguintes ao lançamento do primeiro álbum do cantor, "The Chronic", era impossível ouvir hip-hop sem ser afetado de alguma forma por Dr. Dre e pelo G-funk.

A dinastia da Death Row se manteve forte até a primavera de 96, quando Dre ficou frustrado com o jeito irrelevante de Suge Knight e resolveu abandonar o parceiro para formar o seu próprio selo, o Aftermath. O primeiro álbum do rapper pela produtora, uma reunião de vários artistas, foi chamado "Dr. Dre Presents...The Aftermath" e recebeu uma atenção considerável da mídia.

Infelizmente, o álbum não foi muito bem, apesar da presença do bem sucedido hit "Been There Done That". Mesmo o disco não sendo um sucesso, a implosão da Death Row em 97 provou que as idéias de Dre estavam corretas naquele momento. Em 2001, o rapper lançou "Dre 2001", que foi um estouro de vendas no mundo todo.

Hoje em dia, Dr. Dre é considerado um dos principais produtores da cena hip-hop mundial. Ele tem sido fundamental na colaboração de novos nomes do Rap como Snoop Dog e Eminem e seu selo vem ganhando cada vez mais força.

Curiosidades

Curiosidades

- É considerado pela revista Rolling Stone como o 56º maior artista de todos os tempos;

- Dr. Dre também produziu o álbum de Snoop Dogg chamado Doggystyle;

- Surgiu na cena musical no fim da década de 1980.

Discografia

Discografia

Dr. Dre: The Chronic (1992) 
Dr. Dre Presents... The Aftermath (1997)
Dr. Dre 2001 (2001)
Detox (2011)

Dr. Dre

Dr. Dre

Fonte: Divulgação

Dr. Dre

Dr. Dre

Fonte: Divulgação

Dr. Dre

Dr. Dre

Fonte: Divulgação

Dr. Dre

Dr. Dre

Fonte: Divulgação

Dr. Dre

Dr. Dre
Dr. Dre
Dr. Dre
Dr. Dre