Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Dance / Música Eletrônica

DJ Patife

Biografia

Biografia

Na esteira da nova onda de DJs estrelas surgiu o DJ Patife, alcunha de Wagner Borges Ribeiro de Souza.

Patife começou animando festas e bailes da periferia de São Paulo, onde nasceu. Em meados de 1990, passou a tocar nos bailinhos de garagens, festas de colégio, casamentos e formaturas. Aos 13 anos, tornou-se DJ do grupo de rap Fatos Reais. Tocava de samba e axé a ítalo-house.

Participou da coletânea Movimento Hip-Hop, ao lado de artistas importantes da cena, como R.P.W. e Filosofia De Rua. O primeiro contato com drum'n'bass foi em 1993, através do amigo Marky Mark, fenômeno do gênero, mas que na época era balconista da loja de discos onde Patife comprava vinis de tecno hardcore.

Patife decidiu apostar no novo som, que considerava uma evolução do hardcore, e começou a inserir um e outro disco do gênero no trabalho como DJ do Arena Music Hall, em Interlagos. Sua grande meta era divulgar o Drum'n'Bass, tarefa difícil nesta época.

Conseguiu êxito com a ajuda do público e o suporte dos parceiros DJ Koloral, Marky Mark, Anderson "Andy C" e Yes América. Em 1997, numa viagem à Europa com Marky Mark, acompanhou uma das feras do gênero, Roni Size, na entrega do Mercury Prize. De volta ao Brasil, Patife começou a mostrar seu som e foi angariando fãs do estilo.

Foi em junho de 98 que Patife deu um dos passos mais importantes de sua carreira, quando retornou a Londres e conseguiu um contrato de representação das noites Movement. A partir do dia 30 de junho de 1998, as noites Movement, versão brasileira, passaram a ser realizadas na Arena Music Hall. Em seguida na Strike, no Lilith Club e festas itinerantes em diversos clubs da cidade.

O lançamento do primeiro disco, no início de 2000, "Sounds of Drum'n'bass", despertou o interesse das revistas Muzik e MixMag, bíblias da música eletrônica dançante na Inglaterra, e rendeu um convite para lançar o disco em Londres.

O trabalho do DJ Patife segue a linha drum'n'bass com textura jazzística, num disco que mistura os nacionais XRS Land e Drumagic com os ingleses EZ Rollers e John B.

Curiosidades

Curiosidades

- Em 1995 começou a trabalhar como DJ residente na casa noturna Arena Music Hall, na zona sul de São Paulo;

- Seu verdadeiro nome é Wagner Borges Ribeiro de Souza;

- Atualmente, o DJ mora na cidade de Brasília;

- Seu sucesso lhe rendeu convites para discotecar em Londres.

Discografia

Discografia 

- DJ Patife Presents Sounds Of Drum'n'bass (Trama, 2000) (coletânea mixada)
- Cool Steps - Drum'n'bass Grooves (Trama, 2001) (coletânea mixada)
- Na Estrada (Trama, 2006)

DJ Patife

DJ Patife

Fonte: Divulgação

DJ Patife

DJ Patife

Fonte: None

DJ Patife

DJ Patife

Fonte: Divulgação

DJ Patife

DJ Patife

Fonte: Divulgação

DJ Patife

DJ Patife
DJ Patife
DJ Patife
DJ Patife