Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Pop / Rock Internacional

Christina Aguilera

Biografia

Biografia

Filha de um militar e uma violinista e pianista, Christina Aguilera só pode trilhar o caminho do sucesso quando sua família se estabeleceu em Wexford, subúrbio de Pittsburg, depois de morar um bom tempo no Japão, Flórida, Texas e Nova Jersey.

Começou com apresentações na escola e aos oito anos apareceu no famoso "Star Search". Aos dez, cantou o hino nacional americano para o Pittsburgh Steelers & Penguins e um pouco mais tarde, aos doze, conseguiu uma vaga no Mickey Mouse Club, ao lado de Britney Spears, Keri Russell, a atriz principal do seriado Felicity, JC e Justin, do N´ Sync. Viajou o mundo mostrando suas habilidades musicais, gravou um dueto chamado "All I Wanna Do" com o pop star japonês Keizo Nakanishi, participou do seu clip e excursionou pelo Japão.

No mesmo ano, quase causou uma desordem no Golden Stag Festival, na Transilvânia quando desceu do palco e cantou duas músicas no meio de uma platéia de aproximadamente 10.000 pessoas. Voltou para os EUA em 1998, mandou uma fita demo com a música "I Wanna Run To You", de Whitney Houston, para a Disney e em menos de 48 horas, estava em um estúdio de Los Angeles gravando "Reflection" - música integrante da trilha sonora do desenho Mulan.

Naquela mesma semana, a RCA Records assinou um contrato com Christina. (Mulan estreou em junho de 1998 e "Reflection" entrou para o TOP 15 de singles nos Estados Unidos além de receber uma indicação ao Globo de Ouro para melhor música de filme). Seu primeiro trabalho pela gravadora, foi um sucesso. A pequena Christina continuou mostrando seu talento desde a música "Genie In A Bottle" à divertida "What A Girl Wants".

Chegou a gravar um dueto com Ricky Martin na música "Nobody Wants To Be Lonely", além de cantar ao lado das meninas Pink, Mya e Lil?Kim a canção "Lady Marmalade", que entrou para a trilha do filme "Moulin Rouge", estrelado por Nicole Kidman.

O disco "Stripped" foi lançado em 2002. A partir de 2004, a loira decidiu adotar um visual mais sofisticado. Deixando para trás a imagem vista em Stripped, ela passou a se inspirar nas décadas de 20, 30 e 40 tanto no visual quanto no álbum Back To Basics.

O disco chegou a vender mais de 6 milhões de cópias e ocupou o primeiro lugar em mais de 15 países. Foi nesta época também que a cantora casou-se com o fotógrafo Jordan Bratman, com quem mantinha um relacionamento desde 2002. Em seguida, era hora de reunir todos os sucessos de seus dez anos de carreira. Greatest Hits Keeps Gettin’ Better – A Decade of Hits estreou na posição 9 da parada da Billboard, trazendo versões de músicas já famosas na voz de Aguilera, como "Genie 2.0" (Regravação de Genie in a Bottle)", "You Are what You Are" (Regravação de Beautiful) e "Dynamite".

O quarto álbum de estúdio da cantora já não teve tanto êxito quanto os anteriores. Considerado um fracasso de vendas, Burlesque foi lançado oficialmente em junho de 2010, e trazia a faixa “Not Myself Tonight” como primeiro single. Apesar das críticas negativas em relação à produção geral do álbum, muitas resenhas exaltavam o poder da voz de Aguilera, chamando o álbum apenas de uma “má fase”.

Em outubro de 2010, a loira anunciava o fim de seu casamento de cinco anos com Jordan Bratman, pedindo no divórcio a guarda conjunta do filho, Max. No final do mesmo ano, a cantora também se empenhou na divulgação de “Burlesque”, sua estreia no cinema. No filme, Aguilera interpreta uma jovem que vai para a cidade grande tentar a vida como cantora, e encontra Tess, personagem vivida por Cher, que lhe dá uma chance em uma casa de shows. 

Aguilera foi incorporada na lista dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", feita pela revista Rolling Stone, ocupando a 58.ª posição e sendo a cantora mais jovem a entrar na lista.8 O canal VH1 colocou a cantora entre as "100 Mulheres mais Importantes da Música", ocupando a 8ª posição.

Curiosidades

Curiosidades

- No filme "Do que as mulheres gostam" ('What a woman want'), do Mel Gibson e da Helen Hunt, toca "What a Girl Wants". A música toca na parte em que a filha do Mel Gibson está escolhendo um vestido para a festa de formatura;

- Ela usa cuecas da Calvin Klein porque, de acordo com ela, são mais confortáveis;

· Já namorou homens mais velhos (até com o dobro da idade...), por ter a ausência do pai;

- Na época do Clube do Mickey, Chris, Justin, JC, Britney sempre jogavam ping-pong para passar o tempo. Christina diz que joga bem... bem mal!;

- Apesar das roupas sexies com o umbigo de fora, Christina garante que é muito tímida.

Discografia

Discografia

Christina Aguilera (1999)
Mi Reflejo (2000)
My Kind of Christmas (2000)
Stripped (2002)
Back to Basics (2006)
Bionic (2010)
Lotus (2012)

Christina Aguilera

Christina Aguilera

Fonte: Divulgação

Christina Aguilera

Christina Aguilera

Fonte: Divulgação

Christina Aguilera

Christina Aguilera

Fonte: Divulgação

Christina Aguilera

Christina Aguilera

Fonte: Divulgação

Christina Aguilera

Christina Aguilera
Christina Aguilera
Christina Aguilera
Christina Aguilera