Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Dance / Música Eletrônica

Björk

Biografia

Biografia

Björk nasceu em 21 de novembro de 1965, no meio de uma comunidade hippie, em Reykjavik, capital da Islândia. Filha de hippies, ela ganhou o nome cujo significado é "arbusto proveniente de clima frio".

Ainda criança, Björk Guðmundsdóttir começou a tocar flauta e, com apenas 11 anos de idade, gravou seu primeiro disco, intitulado "Fálkinn", com regravações de Stevie Wonder, Beatles e cantores islandeses, repleto de influências dos anos 70.

A artista se meteu em apimentadas polêmicas ao longo da sua trajetória como cantora e atriz. Depois de uma estréia promissora, vencendo a cobiçada Palma de Ouro em Cannes com o filme "Dançando no Escuro", desistiu definitivamente de ser atriz.

Criou sua primeira banda, Exodus, em 1978. Depois, aos 15 anos, embalada pela onda punk que chegou à Islândia, Björk formou o grupo Tappi Tíkarrass, com o qual lançou dois álbuns. Três anos mais tarde se juntou à banda Kukl ("bruxaria"), que estreou com o disco "The Eye", de 1984.

O segundo trabalho do grupo, "Holidays in Europe", lançado no ano seguinte, resultou em uma turnê pela Europa. Após uma série de shows, Björk fez uma pausa para o nascimento do filho Sindri, de seu relacionamento com o baixista da banda, Thor Eldon, em junho de 1986.

Logo voltou aos palcos e mudou o nome da banda para The Sugarcube. Em 1993, decidiu seguir carreira solo, lançando o disco "Debut", que marcou sua estréia como compositora. Caracterizada pela mistura de estilos musicais como jazz, funk, acid dance e offbeat, trash metal e ópera, Björk chegou ao topo das paradas de sucesso com as músicas "Human Behavior", "Big Time Sensuality" e "Venus As a Boy".

Seu segundo disco, "Post", lançado em 1995, mostra bem as fusões pretendidas pela cantora. A canção "Army Of Me", que entrou para a trilha sonora do filme "Tank Girl", se tornou um dos hits do disco, que atingiu marcas acima dos três milhões e meio de cópias vendidas.

Gravado na Espanha, seu terceiro disco solo, chamado "Homogenic", foi considerado o melhor trabalho da islandesa e um dos mais festejados lançamentos de 1997. O sucesso garantiu a ela um convite do diretor francês Lars Von Trier para fazer o personagem principal do filme "Dancer In The Dark".

Apesar das divergências entre o diretor e a protagonista, o longa ganhou a Palma de Ouro e a cantora faturou o prêmio de melhor atriz, em Cannes. Mas, apesar de sua atuação tão bem sucedida, ela garante que pretende continuar se dedicando exclusivamente ao que mais lhe interessa: a música.

Curiosidades

Curiosidades 

- Björk descreve sua música como flexível, muito intensa e muito rica, mas também excêntrica e inconstante;

- Entre seus artistas favoritos estão Black Dog, Messaien, Jeff Mills, ABBA, Karlheinz Stockhausen, LFO, Tricky, PJ Harvey, Aphex Twin, Kraftwerk, Tori Amos, Brian Eno, Joni Mitchell, Kate Bush, Nico e Michael Jackson;

- Björk também é fã de Elis Regina e afirma que escreveu "Isabel" pensando nela. Quando veio ao Brasil, chorou ao conhecer o filho de Elis;

- Ela mora em Londres e atende pelo nome de "Bétula", um arbusto que só dá em clima frio e que, num pequeno país perto do Ártico, ganhou a tradução de "Björk";

- Seu nome completo é Björk Guðmundsdóttir;

- Na escola de música, aprendeu a tocar piano e flauta;

- Ela tem uma cicatriz em sua palma direita por colidir com um poste de luz e uma outra em seu lábio, por causa de uma briga;

- O primeiro álbum de música que a Björk comprou foi do grupo Sparks called "Kimono my House".

Discografia

Discografia

Biophilia (2011)
Volta (2007)
Drawing Restraint 9 (2005) 
Medúlla (2004) 
Vespertine (2001) 
Selmasongs (2000) 
Homogenic (1997)
Telegram (1996) 
Post (1995) 
Debut (1993) 
Gling-Gló (1990) 
Here Today... (1989) 
It's It (1988) 
Great Crossover... (1987) 
Stick Around... (1986)
Life's Too Good (1985) 
Holidays in Europe (1984)
The Eye (1984) 
Björk (1977)

Björk

Björk

Fonte: None

Björk

Björk

Fonte: Divulgação

Björk

Björk

Fonte: Divulgação

Björk

Björk

Fonte: Divulgação

Björk

Björk
Björk
Björk
Björk